Hey música! Coldplay

Eu lembro que há um tempo eu fiz uma postagem aqui no blog sobre uma banda que eu gosto (aqui) e prometi postar sobre outras também. Mas eu percebi uma coisa: como eu ia falar sobre algo que eu não conheço muito bem? Então todo esse tempo que eu demorei, pensem como um investimento para o meu conhecimento que agora postarei aqui mas o que? HAHAHAH Enfim, sem mais delongas, eis-me aqui para falar a vós sobre a banda Coldplay.

Coldplay é uma banda britânica de rock alternativo fundada em 1996 na Inglaterra pelo vocalista principal Chris Martin e o guitarrista Jonny Buckland no University College London. Depois de formar o Pectoralz, Guy Berryman se juntou ao grupo como baixista e eles mudaram o nome para Starfish. Will Champion entrou para tocar bateria, como vocal de apoio e multi-instrumentista, completando assim, o grupo. A banda passou a se chamar “Coldplay” em 1998.

Já sabia que ia falar sobre o Coldplay, mas eu percebi que era um leigo sobre a banda. Conhecia os singles, conhecia algumas músicas avulsas de alguns álbuns, mas eu não sabia nada além disso, como as inspirações para cada trabalho, o contexto de cada cd, o que as musicas diziam. Então fui ouvir, pesquisar, ler sobre a banda, assistir performances e clipes, e MEU DEUS. Percebi que o Coldplay é aquele tipo de banda que tem uma música pra cada momento da minha vida.

Uma coisa que me intriga no Coldplay é que existem as pessoas que gostam do trabalho da banda, e existem pessoas que odeiam o fato de qualquer um deles ainda respirar. Mas assim, odeiam com toda a força do mundo (tenho uma amiga que não pode nem ouvir o nome deles, enfim). E uma coisa que eu adoro na banda é o fato de eles adotarem a identidade visual característica para cada uma das eras, seja nas roupas, nos videos, nas caracterizações. Minha era favorita nesse quesito foi a Viva La Vida, onde eles adotaram uma estética típica da revolução francesa.

Eles já possuem seis álbuns de estúdio, três ao vivo e um greatest hits (além de vários EP’s), e lançaram uma música exclusiva pra trilha sonora de Em Chamas. E agora vou falar um pouco sobre os cd’s, e lembrando que é tudo minha opinião, sem muitos detalhes técnicos (então já peço perdão caso tenha algum erro).

Parachutes

Parachutes

O primeiro cd da banda, que surgiu em Londres no cenário alternativo dos anos 2000. Trata basicamente sobre o tema ‘amor’, com um tom melancólico na melodia e composições simples, tendo o piano como base, e fez com que a banda alcançasse um certo sucesso mundial. E embora o Chris Martin o ache “terrível”, foi eleito o 25° melhor álbum de todos os tempos pela Channel 4 (se isso é ser terrível, porran).

Minha música favorita dele é Trouble, e também indico Don’t Panic (se querem aprender geografia e o ciclo das águas assistam a esse clipe, pfvr).

A Rush Of Blood To Head

coldplay-rush-of-blood1

Esse cd possui o mesmo apoio no piano que o antecessor, mas seus temas passaram a ser mais políticos (ele foi feito depois dos ataques de 11 de Setembro), falaram mais do mundo e suas desesperanças, além de também tratar de relacionamentos, mas de uma forma mais real. Ganhou um Grammy em 2003, por melhor álbum de música alternativa.

É dificil escolher uma favorita nesse cd, porque todas as músicas são boas. Então eu destaco entre elas: God Put A Smile Upon Your Face (eu imagino essa música ao vivo e a energia que deve passar pra quem escuta) e A Rush Of Blood To Head (uma das melhores letras).

X&Y

album-Coldplay-XY

Pra ser sincero esse é o meu menos favorito entre a discografia do Coldplay, e eu nunca parei pra prestar tanta atenção nele (em comparação aos outros). Seus temas tratam mais sobre dúvidas, medos, e sentimentos ligados ao íntimo de uma pessoa.

Recomendo uma das minhas favoritas, Speed Of Sound; The Hardest Part (uma das primeiras músicas que eu conheci deles) e Talk.

Viva La Vida Or Death And All Your Friends

vivalavida

Esse cd contrasta bastante com a sonoridade apresentada antes pela banda, tomou ares mais épicos, grandiosos, e abordou temas como a guerra, o amor, a morte, e tudo de uma maneira generalizada. Antes, o eu-lírico olhava apenas para si e se preocupava apenas com o que acontecia consigo, e aqui ele começou a ver os problemas que o mundo tinha. E eu tenho um grande carinho por esse cd por ter sido o primeiro que eu tive acesso (quando comecei a ouvir, eles tinham acabado de lançar esse disco).

Indico Violet Hill e Lost!, que possuem as melhores letras sobre guerras/revoluções, e por serem ótimas (

Mylo Xyloto

mylo xyloto

É o cd mais pop da banda, e com certeza o meu favorito. Ele é conceitual, e conta a história do Mylo e da Xyloto, dois rebeldes que vivem em um mundo opressor onde um tirano está tentando acabar com todas as cores do mundo. Sem sentido e incrível HAHAHA Eu acho engraçado como esse é um álbum que muitos fãs do Coldplay não gostam, por sair do estilo apresentado pela banda até aqui e se tornar mais experimental, mais eletrônico. MOVE ON

Eu poderia indicar qualquer faixa desse cd aqui, sério. Entre elas eu destaco Hurts Like Heaven (uma das mas animadas e agitadas de toda a carreira da banda), Don’t Let It Break Your Heart (uma das melhores letras desse cd, pt 1), Us Against The World (uma das melhores letras desse cd, pt. 2), Every Teardrop Is A Waterfall (a primeira que eu ouvi desse cd, e que fez eu me apaixonar por ele sem mesmo ter lançado as outras).

PS. Todos os links que eu coloquei aqui dos vídeos são do show do DVD Live 2012. Eu acho que é um dos melhores shows que eu ja assisti, e recomendo muito (na verdade, qualquer uma das músicas que eles cantam no show, de todo o repertório)

Ghost Stories

MilaBlueWingF 2

No que os fantasmas de seu passado podem influenciar seu futuro? Esse é o conceito do Ghost Stories, lançado em Maio desse ano. Provavelmente influenciado pelo divórcio do Chris Martin e da Gwyneth Paltrow, após dez anos de casamento, é cheio de “Break-up Songs”, e aborda muito em suas letras (de maneira simples, sincera e linda) o fim de um relacionamento, e vários de seus estágios, como a dor, a raiva, a resignação.

Eu consegui me identificar com as músicas desse cd de uma maneira quase que instantânea, e destaco entre elas True Love (que tem, no seu refrão, uma das letras mais fortes do cd), Oceans (gosto da sua melodia) e Ink (a minha favorita desse cd, com destaque pra sua letra).

Agora saindo um pouco dos álbuns, e falando apenas das músicas, o que eu tenho a dizer é: Charlie Brown <3 que na minha opinião, é a melhor música já lançada por eles. Ela é uma música que faz eu me sentir vivo, faz eu querer aproveitar a vida (o que no momento não faço pois fico enfurnado em casa). Também destaco Viva La Vida, a primeira música deles que me viciou e me fez querer conhecer a banda, além de possuir a melhor letra do respectivo cd, sobre uma pessoa que perde tudo (sem contar que eu a conheci por causa de A Favorita, quer melhor motivo?).

Enfim, aqui vou deixar minha playlist com as minhas músicas favoritas (uma de cada álbum, tirando o Ghost Stories, e a música da trilha sonora de Em Chamas).

E agora, depois de muito enrolar, de muito pensar, de muito apagar e reescrever, finalmente terminei. E vocês, o que acham do Coldplay? Comentários, opiniões, criticas e tudo mais, só dizer. e espero que ninguém aqui os odeie, por favor

Ps. Também indico que vocês vejam o que a B falou sobre o novo cd da Sia, bem aqui (spoiler: está incrível)

Deixe um comentário

